Hotel Hilton Barra: arte e design em um só lugar

Quem se hospeda no hotel Hilton da Barra da Tijuca logo se encanta com os ambientes repletos de obras de arte e móveis de design assinado. E não é para menos. O luxuoso empreendimento conta já no lobby com uma peça exclusiva de mais de 20 metros de altura, produzida pela artista plástica mineira Iole de Freitas. “Queria atrair o público, além dos hóspedes, para visitar as mais de 300 obras de arte presentes no hotel. Há exemplares de Burle Marx, Iole de Freitas, Carlos Vergara, Hugo França e muitos outros”, diz a arquiteta Patricia Anastassiadis, responsável pelo projeto.

O lobby do hotel se destaca também pela grandeza do pé direito de 30 metros de altura. Tamanha imponência exigiu que a arquiteta buscasse um diferencial nas cortinas para conquistar harmonia e fluidez no décor. A saída foi recorrer ao uso de tecidos de linho da consagrada marca inglesa Designers Guild. Mas não parou por ai. O mobiliário do ambiente recebeu peças de grandes marcas do design nacional e internacional. Foram usados móveis como o sofá Corsica de ar modernista, do Emporio Beraldin, e a charmosa mesa Pétala de Jorge Zalszupin.

O empreendimento carioca de 300 quartos tem ainda amplos espaços de convivência como lounge, bar e restaurante, além do business center (voltado para eventos e reuniões de executivos). A decoração destes espaços precisava manter a estética contemporânea do lobby, por isso, Patricia não hesitou em usar a madeira como trunfo. “Trabalhei no contraste da pedra com a madeira e investi em elementos metálicos vazados de tom bronze, deixando os ambientes mais integrados e sofisticados”, afirma. Não á toa, o hotel Hilton Barra foi premiado pelo International Property Awards 2016, na categoria “Best Hotel Interior Design Central & South America”.