O ponto de partida da Coleção 2021 do Empório Beraldin é o encontro do cenário atual em que vivemos com o que propomos em nossos 25 anos de marca – produtos sustentáveis, conforto e bem-estar dos nossos clientes. 2020 foi um ano de reinvenção e para 2021 nos apoiamos em três pilares para o conceito da nova Coleção: percepção do tempo, esperança e reflexão.
CONCEITO
Nossa rotina incessante de dois anos atrás, já não faz mais sentido. É tempo de refletir, de repensar nossos hábitos mas sem nunca perder a esperança. Paramos, nos questionamos e olhamos ao nosso redor. Sempre estivemos rodeados por um território imenso e plural, e é por isso que a diversidade se faz tão presente por todos os cantos do nosso país. Quando o assunto é natureza e cultura, o Brasil é de longe um dos países mais ricos do mundo. Há uma pluralidade cultural resultante das tradições regionais dos seus diversos locais e uma diversidade étnica proveniente da mistura dos povos. Isso sem falar na abundância natural composta por vários biomas que abrigam uma infinidade de espécies da fauna e da flora. Uma variedade e quantidade expressiva de animais, solos, minérios, climas e vegetações. Enfim, recursos naturais valiosos e um ativo de imenso valor que poucos países possuem. Em se tratando de diversidade, temos muitas riquezas a explorar. Então desbravamos alguns dos biomas brasileiros e seus arredores.
CORES
Nossa paleta de cores da Coleção 2021 abrange os tons terrosos. Tonalidades quentes, frias e neutras. É mais ou menos esse acervo de possibilidades que encontramos disponível em nossos BIOMAS.
TECIDOS e PAPÉIS DE PAREDE
Os tecidos e papéis de parede da Coleção 2021 refletem nosso desejo em criar laços emocionais com a diversidade do nosso Brasil. Nesses dois últimos anos adquirimos novos hábitos cada vez mais frequentes como trabalho remoto e distanciamento social. Isso nos leva à reflexão de que a conexão com nossas raízes e uso de materiais naturais, crie produtos sustentáveis que ofereçam momentos sensoriais e ampliem nosso bem-estar.
TECIDOS
O JACQUARD MANDACARU teve sua inspiração no cacto encontrado na região nordeste do país. O nascimento da flor do Mandacaru representa o fim da seca em áreas muito áridas. Essa transição é traduzida nas cores do tecido: Areia (da terra); Canela (do calor da região); Preto (das sementes da polpa do Mandacaru); Cinza esverdeado (o cacto sob a luz do céu noturno que é o período em que a flor do Mandacaru desabrocha) e Verde (do Mandacaru). Assim como o cacto possui alta resistência durante o longo período de seca que atinge a região nordeste, desenvolvemos esse desenho atemporal com o intuito de incorporá-lo aos nossos tecidos clássicos que atravessam anos e coleções.
O JACQUARD COLINON é a nossa homenagem à região capixaba. A cafeicultura é a principal atividade agrícola do Espírito Santo, e uma das variedades cultivadas de café é a que deu nome ao tecido.
O JACQUARD DÉCO surge a partir da influência do Art Déco na arquitetura do Rio de Janeiro, que é considerada a capital desse estilo, na América Latina, com um acervo de quase 300 prédios e construções. As repetições de retângulos paralelos remetem às janelas presentes em fachadas de prédios Déco e que traduzimos em um lindo tecido.
O JACQUARD FOLHAS nasce junto ao momento em que as pessoas estão fugindo das grandes metrópoles em direção a áreas rurais para o trabalho remoto. Esse tecido é uma homenagem à Goiânia – a capital verde do país.
O JACQUARD MARAJOARA estampa a arte marajoara que é um tipo de cerâmica fruto do trabalho das tribos indígenas que habitavam a ilha brasileira de Marajó, na foz do rio Amazonas, durante o período pré-colonial de 400 a 1400 d.C.
O JACQUARD MOSAICOS faz parte da coleção, desenvolvida em collab com o designer carioca Gaspar Saldanha, que leva o mesmo nome. O desenho deste lindo tecido gobelin foi desenvolvido a partir de uma padronagem modular executada em pastilhas de chifre e osso, remetendo às obras de seu avô, o grande muralista Paulo Werneck e no estilo Art Déco. Além do tecido, a coleção Mosaicos conta com luminária em base e cúpula elíptica, caixa decorativa quadrada, cachepot redondo e uma bandeja retangular – já apresentados em nossa coleção de 2020. O colorido neutro é ancorado no preto e recebe detalhes em amarelo e canela que remetem a cores de metais conferindo um destaque de luxo às peças.
Para completar os lançamentos em tecido, nosso JACQUARD AROEIRA, JACQUARD CEDRO e JACQUARD BRAÚNA ganham novos tons terrosos e verdes que remetem ao clima e vegetação do Brasil.
PAPÉIS DE PAREDE
O Brasil é internacionalmente conhecido pela diversidade e pela grande ocorrência de pedras preciosas em seu solo – geodiversidade. Presentes em quase todo o país, principalmente em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Pará e Tocantins. Para a coleção 2021 apresentamos 5 variedades do “PAPEL DE PAREDE PEDRAS” que estampam esses nossos minérios tão ricos. Cores: Ônix (preta); Ágata (azul); Quartzo (verde); Jaspe (vermelho) e Citrino (amarelo). As pedras naturais possuem energias e capacidades conhecidas desde a antiguidade. Podem ser usadas para terapias, proteção energética, elevação espiritual e são capazes de ajudar a atrair prosperidade.
OS PAPÉIS DE PAREDE ESTUQUE VENEZIANO E RAIOS DOURADOS tiveram como inspiração a percepção do tempo. A estampa com camadas de tintas sobrepostas e descascadas faz referência às marcas da história. Já a camada levemente dourada ao fundo faz alusão à nossas origens e base que são importantes para a construção de qualquer recomeço. Olhamos para o futuro, com esperança, sem jamais esquecer o passado.
MANTAS E ALMOFADAS
As MANTAS e ALMOFADAS 100% lã de ovelha são produzidas manualmente, o que torna cada peça única e exclusiva. As cores são naturais, de ovelhas da raça crioula gaúcha, ou recebem pigmentos de folhas e cascas de árvores. Os fios recebem um choque térmico para não desfiar. O trabalho manual com lã de ovelha é uma técnica milenar. Com o conhecimento de nossos ancestrais, produzimos acessórios atuais, com matérias primas 100% naturais.
TAPETES
Nosso TAPETE TEAR TOGLIE ganha novos tons que acompanham as cores da Coleção 2021. São todos feitos sob-medida, por mãos de artesãos altamente qualificados, em teares de até 8 m de largura e por qualquer comprimento. Além de serem dupla-face podem ser impermeabilizados.
REVESTIMENTOS
As curvas e o desenho orgânico das dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses foram inspiração para o desenvolvimento do PAINEL DE REVESTIMENTO DUNAS. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área protegida na costa atlântica norte do Brasil. É conhecido pela sua vasta paisagem desértica de grandes dunas de areia branca e pelas lagoas sazonais de água da chuva.
Considerado a palmeira mais abundante do país, o Buriti pode ser encontrado no Cerrado, no Pantanal e na Amazônia. Essa fruta exótica de casca com textura que lembra o efeito artesanal do tressê foi inspiração para o nosso revestimento em linho e couro natural BURITI.
CLIQUE AQUI e conheça os tecidos da Coleção BIOMAS.