“Ponto a ponto, linha a linha. Tal qual um bordado, o Empório Beraldin ganhou forma e beleza por meio da conexão com os fios. A empresa paulistana, fundada pelo empresário Zeco Beraldin, optou por criar seus produtos utilizando somente matérias-primas 100% naturais ou orgânicas por preocupação ambiental e para oferecer conforto aos seus clientes. Leia abaixo os detalhes desta incrível trajetória:
1981 – Zeco Beraldin iniciou sua trajetória empresarial e adquiriu grande experiência têxtil com os saudosos Ari Beraldin e Rodolfo Scarpa, na famosa loja de tecidos Beraldin & Scarpa.
Ari e Zeco Beraldin
1987 – Rodolfo Scarpa partiu em carreira solo e os irmãos Beraldin fundam a fábrica Beraldin Sedas, na cidade de Gália, em São Paulo. O negócio contava com fabricação 100% verticalizada, ou seja, os empreendedores se responsabilizavam pela criação do bicho da seda, tecelagem, tinturaria de fios e tecidos, além de estamparia. “”Foi uma empresa pioneira na produção de seda para o mercado de decoração brasileiro””, afirma Zeco.
1994 – Mas era o momento de dar um novo passo e em carreira solo, Zeco abriu a loja Emporio Beraldin, em um grande galpão localizado em Pinheiros, na capital paulista. E o comércio têxtil começou a se destacar pela sustentabilidade das peças – fabricadas com matérias-primas 100% naturais. Outro grande ponto alto do negócio era conseguir um acabamento artesanal nos tecidos. Zeco não hesitou em buscar parcerias com artesãos de pequenas oficinas e garantir o diferencial das produções.
1997 – A marca conquista lugar no mercado e o empresário abre a segunda loja, mas agora no Rio de Janeiro, no bairro do Leblon. A arquiteta Valeria Beraldin optou por fechar seu escritório de arquitetura e passou a trabalhar somente na empresa, cuidando das ambientações da loja e desenvolvendo as linhas de acessório e móveis da marca.
1999 – Zeco Beraldin foca no reaproveitamento de produtos e alia-se a um artesão para produzir a pastilha de coco. O produto inovador foi fabricado por meio do aproveitamento da casca do coco, sendo amplamente usado no mobiliário e nos revestimentos de grandes marcas. 1999 também foi o ano de inauguração da loja Emporio Beraldin no Bahia Design Center.
2000 – A exposição “Terra do Pau-Brasil” fez parte das comemorações oficiais dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Para a comemoração dos 500 anos do Brasil, a marca faz uma exposição que foi um manifesto sobre a retirada do Pau-Brasil das nossas terras, em parceria com o designer Renato Imbroise. Mil mudas de Pau-Brasil foram distribuídas aos visitantes da Mostra e outras plantadas na Alameda Gabriel Monteiro da Silva por arquitetos como Brunete Fraccaroli, Oscar Mikail, Carico, Sig Bergamin, João Armentano, Toninho Noronha, Ana Maria Vieira Santos entre outros.
2001 – Foi um ano de muita inovação para a marca, com destaque para o desenvolvimento e fabricação de pastilhas de osso e chifre bovino. Mas produzir tais elementos não foi nada fácil. Zeco precisava produzir em larga escala e muitos produtores não acreditavam ser possível. Até que o empresário encontrou um artesão carioca que aceitou começar a produzir. Logo, a proposta se mostrou um sucesso e arquitetos consagrados como Roberto Migotto começaram a usar o material em seus projetos.
2004 – Zeco e Valéria elaboram a Coleção Brasil e reforçam a beleza das culturas do norte e sul do país. A coleção repleta de bom gosto valorizou a riqueza dos trabalhos manuais e contou com materiais como couro, osso e chifre. “Além disso, buscamos as pedras semipreciosas do centro-oeste, as fibras de bananeira do sudeste e as sementes da Amazônia para trazer o novo á coleção”, revela o empresário.
2005 – O showroom de Ipanema é inaugurado. A coleção desse ano inspira-se no Brasil Côlonia e um dos destaques é o tecido estampado com pintura de Franz Post e Albert Eckhout.
2006 – Nos anos de 2004 a 2006, o Empório Beraldin participou de diversas feiras nos EUA, sendo High Point e ICFF algumas delas. O ano de 2006 foi marcado ainda pela abertura de um showroom na Cidade do México, dando inicio a expansão da marca no exterior. Em 2006 acontece o lançamento da Coleção Flora Brasil.
2007 – Outro showroom foi inaugurado em Boston e o Empório ainda participou da Casa Cor Suécia, no emblemático T-House (edifício construído pelo arquiteto sueco Af Jochnick, em Estocolmo). A marca lança em 2007 a Coleção Touch and Senses.
2008 – O Empório Beraldin lança a Coleção In-Fluências.
2009 – O projeto de expansão ganha um outlet. É lançada nesse ano a Coleção Superfícies.
2010 – Zeco e Valéria lançam a Coleção Origens, cujo destaque foi a busca da riqueza cultural afro-indígena brasileira.
2011 – Ano marcado pelo lançamento de uma nova coleção repleta de materiais inspirados na fauna e flora brasileira. Mais uma vez a marca reforçou sua tradição com as raízes do país e esbanja respeito pelo meio ambiente.
2012 – Foi aberta uma pop-up store da marca no shopping Cidade Jardim. A proposta temporária teve como objetivo principal proporcionar aos clientes o contato com a marca fora de um showroom tradicional. Zeco e Valéria lançam a Coleção Relevos.
2013 – A marca participa da 3ª edição da Mostra Black, no WTorre Plaza (anexo ao Shopping JK, em São Paulo), e da 1ª Mostra Empório Beraldin na loja de Ipanema. Outro destaque foi o lançamento da coleção inspirada na manufatura brasileira.
2014 – O lançamento do ano foi a coleção “Geometrias”, inspirada na tendência mundial de um design atemporal. A proposta esbanjou o uso de composições geométricas criadas com diferentes tramas e texturas. Destaque ainda para a inauguração de um showroom de 500 m², na Al Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo.
2015 – Mais um ano de destaque da marca nas mostras de decoração paulistanas. Desta vez, o Emporio participou da 4ª edição da Mostra Black na Oca, no Parque Ibirapuera, e do festival Design Weekend, com uma vitrine assinada por André Poli, Marcelo Bicudo, Eliza Atheniense e Zanini de Zanine. No andar superior da loja Gabriel, a arquiteta Denise Barretto assinou o projeto do Quarto Twiggy. Os móveis foram desenhados pela arquiteta, com tecidos das marcas Sahco e Beraldin e os papeis de parede da Designers Guild e Christian Lacroix. Na nossa loja do Rio de Janeiro aconteceu o lançamento dos novos ambientes assinados pelos profissionais Luiz Fernando Grabowski, Joy Garrido, Cristina e Laura Bezamat e paisagismo por Raphael Costa Bastos. O eventomarcou a apresentação das Coleções Beraldin 2015 e “Spring e Autumn 2015” da Designer Guild.
2016 – Foi um momento de grandes conquistas para o Emporio Beraldin. A marca participou das feiras High Design e Expo Revestir, ambas em São Paulo, e conquistou prêmios importantes. Com destaque para o primeiro lugar no prêmio Ecoera, na categoria Design, da Casa Vogue Experience, e o Top of Mind, da revista Casa e Mercado, na categoria loja de tecidos.
2017 – O ano começa com o lançamento da coleção “Acqua”, onde a beleza do azul e o movimento da água marcam presença nos tecidos. A marca faz ainda uma parceria com o estúdio Velotrol e desenvolve a linha de tecidos “Rio”, A novidade ressalta a rica arquitetura carioca nas estampas e esbanja beleza nas peças.
2018 – Diversos universos, emoções e desejos são materializados na coleção Entrelinhas; como o próprio significado da palavra, que é compreender uma mensagem não explicita. A coleção traz novas texturas, matérias primas e revestimentos naturais, que são a alma da marca e não se perdem em modismos, são longevos! Temos que resgatar a essência da nossa marca e com isso pensamos nessa coleção com um senso de harmonia, onde nossas casas se tornaram espaços multifuncionais. Em parceria com o arquiteto Arthur Casas apresentamos a coleção Tangram. É uma linha de peças especialmente desenhadas pelo studio AC para o Emporio Beraldin; composto de mesa lateral, mesa de centro, banco, armário, espelho e um sofá; todos revestidos em camurça com vidros coloridos em três cores: verde, amarelo e vermelho.
2019 – Foi um ano de grande transformação para a nossa marca. Mudamos de endereço e transformamos o nosso showroom em uma casa para receber os clientes e amigos de uma forma mais intimista, no número 2878 da mesma Alameda Gabriel Monteiro da Silva.
Em Maio, tivemos nosso 1º Evento Cooperado de Dia das Mães, na loja, com a participação de: Ballas de Chocolate por Isabella Amaral, Healthy Bites, Henrique Unno Art, Juá Concept, Mario Pantalena, Lenços de Seda por Adriana Kalil e Marlene Beraldin, Ramo Urbano e Zeta.
Apresentamos uma coleção capsula em parceria com a designer Ana Martinez, utilizando a técnica do upcycling para o desenvolvimento de acessórios com o reaproveitamento de tecidos do nosso acervo.
Lançamos a Coleção Naturae, que contou com almofadas bordadas e mais de vinte novos tecidos e tapetes com mesclas e texturas.
Em parceria com Fábio Delduque, Hugo França, Laura Vinci, Luiz Fraga, Neka Menna Barreto e Ronaldo Fraga, apresentamos a Coleção cápsula Brasil Profundo. Dessa collab nasceram tecidos bordados e papéis de parede estampados com ilustrações e fotos dos artistas. Já a collab com o arquiteto Arthur Guimarães resultou na coleção Skin: A inspiração veio do Pirarucu e utilizou inovação, sustentabilidade e tecnologia em móveis e acessórios.
2020 – No ano em que completamos 25 anos, retomamos o lindo Projeto Aprendiz, que investimos no passado. A professora e uma das tecelãs voltaram a criar lindas almofadas feitas com reaproveitamento de nossos tecidos e fios especiais.
A Modernos Eternos São Paulo chegou em sua sétima edição e com muito orgulho marcamos presença no evento 100% digital. O espaço do Empório Beraldin, projetado por Beto Galvez e Nórea de Vitto simulou uma loja dentro da Casa Modernista na Rua Bahia, que foi utilizada pela Modernos Eternos SP 2020 como base real para a Mostra digital. Nossos tecidos, tapetes e revestimentos também foram lindamente apresentados nos ambientes de: André Carício, Luciano Dalla Marta, Marcos Bertoldi e Patrícia Marinho e Manuèle Colas.
Ao longo de nossa trajetória, a matéria-prima natural sempre esteve presente em nossos produtos. Para reforçar nosso comprometimento com o meio ambiente e a sustentabilidade, apresentamos 3 collabs nas quais a estilista Alice Tapajós, a artista plástica Elisa Stecca e o designer Gaspar Saldanha desenvolveram almofadas, cestos, luminárias, peseira e porta-objetos com tecidos, couros e revestimentos naturais, que fazem parte do nosso DNA. São acessórios produzidos com a delicadeza do trabalho manual e artesanal e com a riqueza do couro, pastilhas de chifre e osso bovino, seda, algodão, linho e madeira Pupunha, em uma linguagem contemporânea e sofisticada.
2021 – Ano de muitas novidades para a marca. Começamos o ano com o lançamento da loja virtual no site do Empório Beraldin. No online focamos inicialmente em nossos acessórios e pequenos móveis e em breve teremos todas as categorias de produtos.
Lançamos nosso programa de Franquias e a rede de franqueados terá a sua disposição uma empresa muito conceituada, com produtos de alta qualidade e 100% sustentáveis, composta por 7 categorias de produtos: Tecidos; tapetes; móveis; estofados; revestimentos; papéis de parede e acessórios. Seus produtos são especificados pelos mais renomados arquitetos do Brasil e até do exterior, tanto para o mercado residencial como corporativo.
A diversidade e riqueza da fauna, flora, solos, minérios e climas foi base para o desenvolvimento da Coleção Biomas. “No ano em que completamos 25 anos desenvolvemos uma coleção com produtos sustentáveis. 2020 foi um ano de reinvenção e para 2021 nos apoiamos em três pilares para o conceito da nova Coleção: percepção do tempo, esperança e reflexão”, comenta Zeco Beraldin, fundador da marca. A paleta de cores da nova coleção de tecidos para decoração abrange os tons terrosos e as tonalidades quentes, frias e neutras. Os tecidos exploram o uso de materiais naturais em produtos sustentáveis que aliem experiências sensoriais com bem-estar. “Sempre estivemos rodeados por um território imenso e plural. Quando o assunto é natureza e cultura, o Brasil é de longe um dos países mais ricos do mundo. Nesta coleção, exploramos esta pluralidade”, completa Zeco.
Estivemos presentes na Casa Cor SP, Modernos Eternos e, na 10ª edição do DW!, montamos um atelier de tecelagem manual e tinturas vegetais, para atender a projetos têxteis exclusivos. O arquiteto Kiko Salomão encomendou o primeiro projeto para um dos seus clientes, o que gerou esta exposição.
Em novembro, Zeco Beraldin promoveu seu primeiro workshop de tapeçaria no Espaço D.A.M, Cidade Jardim.
2022 – Acontece em abril, a abertura de nossa primeira franquia, em Belo Horizonte. Clientes e amigos de BH agora podem encontrar tecidos, tapetes, móveis, acessórios e revestimentos Empório Beraldin na Tapet’Art.